terça-feira, 15 de novembro de 2016

Bruzundangas Way Of Life: FLIP 2017 * Antonio Cabral Filho - Rj

Bruzundangas Way Of Life
Marcos Guilherme
*
LIMA BARRETO FLIP 2017

Inauguramos este blog com uma notícia extraordinária para Lima Barreto: ele é o autor brasileiro escolhido para a Festa Literária Internacional de Parati - FLIP 2017 -no próximo ano.

Nosso entusiasmo não vem à toa. É que a organização se curvou à proposta, feita pela escritora e jornalista Josélia Aguiar em anos anteriores, sempre recusada. Josélia chegou até a fazer abaixo-assinado junto com uma colega para tentar convencer o "Seu Mauro Munhoz", todo poderoso senhor da FLIP, a compreender a grandeza da proposta. 

Mas isso não se deu de graça não. É que as suas últimas escolhas não renderam o saldo desejado, seja em dinheiro - vendas para as editoras - seja em prestígio.  Por exemplo, os aficionados pela poesia marginal carioca dos anos 70 amam Ana Cristina Cesar e a tem como um ícone, o que não se discute, porém, outra coisa é colocá-la no centro do debate visando seus resultados estéticos. Graças a isso, o egocentrismo do "Seu Felipe Fortuna" se derramou todo.

No ano de 2015, a escolha de Mário de Andrade foi até patética, uma vez que ninguém se atreve a fazer palanque às custas dele e de sua obra, a não ser os homofóbicos, que o acusam de ser homossexual e enrustido. Fora isso, nada a comentar. Mas a organização da FLIP tem que entender que mesmice não vende, não mobiliza, não desloca o eixo das atenções e que se abrir às diversidades é dar a si próprio a chance de experimentar coisas novas. E, sem dúvida, Lima Barreto sempre será novidade, seja literariamente, seja politicamente, seja ainda comercialmente. 
Parabens Josélia Aguiar. Viva Lima Barreto!

Confiram mais...
http://paginacinco.blogosfera.uol.com.br/2016/11/11/negro-marginal-e-rebelde-lima-barreto-sera-o-proximo-homenageado-da-flip/ 
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário